Orientações para Cuidadores

O cuidador é a pessoa que presta os cuidados diretamente, de maneira contínua e/ou regular, podendo, ou não, ser alguém da família. É importante que a equipe de atenção básica, ao detectar que o usuário reside só, tente resgatar a família dele. Na ausência da família, a equipe deverá localizar pessoas da comunidade para a realização do cuidado, formando uma rede participativa no processo de cuidar. Entende-se que a figura do cuidador não deve constituir, necessariamente, uma profissão ou função formalizada na área da saúde, uma vez que não possui formação técnica específica. Propõe-se que o cuidador seja orientado pela equipe de saúde nos cuidados a serem realizados diariamente no próprio domicílio.

elderly-care-2__large

O Cuidador Informal e/ou o paciente, devem ser treinados no gerenciamento diário de sinais e sintomas relacionados com a alternância das condições de saúde, troca de curativos em lesões simples e de baixo risco, administração e monitoramento de dietas especializadas, administração de medicamentos orais e outros procedimentos seguros.

Craspi-promove-curso-cuidadores-idososA primeira providência que a família do paciente deve tomar é informar-se sobre os seus Direitos e Deveres. São direitos da família, o acompanhamento técnico de qualidade, o atendimento humanizado e o respeito a autonomia do indivíduo, assim como a disponibilidade de uma central de atendimento 24h para esclarecimento de qualquer dúvida. São deveres da família, a administração dos medicamentos orientados nos horários corretos e a conduta de acordo com o treinamento recebido pela equipe da internação domiciliar.

O trabalho passa a ser de uma equipe integrada, composta pelo próprio paciente, seus familiares e os profissionais da Home Saúde. Como resultado, o paciente terá maior evolução do seu tratamento, além da satisfação de estar em seu lar.

A Home Saúde disponibiliza toda infraestrutura de profissionais qualificados e equipamentos técnicos para qualquer eventualidade e ainda possui uma CENTRAL DE ATENDIMENTO 24h por dia, 365 dias por ano, para esclarecimento de dúvidas ou fornecimento de informações específicas para o paciente e seus familiares em regime de Internação Domiciliar.

Central de Atendimento 24h: (75) 3021-1964/ 3021-3711

Aos Cuidadores competem as seguintes atribuições:

• Ajudar no cuidado corporal: cabelo, unhas, pele, barba, banho parcial ou completo, higiene oral e íntima;
• Estimular e ajudar na alimentação;
• Ajudar a sair da cama, mesa, cadeira e a voltar;
• Ajudar na locomoção e atividades físicas apoiadas (andar, tomar sol, movimentar as articulações);
• Participar do tratamento diretamente observado (TDO);
• Fazer mudança de decúbito e massagem de conforto;
• Servir de elo entre o usuário, a família e a equipe de saúde;
• Administrar medicações, exceto em vias parenterais, conforme prescrição;
• Comunicar à equipe de saúde as intercorrências;
• Encaminhar solução quando do agravamento do quadro, conforme orientação da equipe;
• Dar suporte psicológico aos pacientes.

O vínculo afetivo que se estabelece no ato de cuidar é o que verdadeiramente importa, devendo ser buscado e aprimorado durante todo o cuidado realizado no domicílio. É importante buscar a participação ativa da pessoa em todo seu processo de saúde–doença sendo sujeito, e não apenas objeto do cuidar.